TRADUTOR/TRANSLATER

16 fevereiro, 2016

Próteses... artroplastia total !

Falando de próteses...

Hoje vou contar sobre minhas experiências com as famosas cirurgias de artroplastia total, pois depois de algum tempo tive que realizar as cirurgias para obter uma melhor qualidade de vida!
Como já sabem tenho artrite desde quando tinha 06 anos e nesta época não tinha remédios para controlar a AR como hoje que temos os biológicos, então foi inevitável o desgaste das juntas por conta de tantas crises que já tive minha cartilagem foi pro saco!!!
No meu blog quero ser bem clara com as minhas opiniões e sem mi mi mi ... porque todos nós já sofremos muito e todos sabem como é esta doença auto imune. 

joelho valgo,grau,perna,crianca
foto retirada da internet.
Em 2006 comecei ir ao centro de Ortopedia do Hospital das Clinicas onde faço tratamento, pois meu reumato me indicou a iniciar com eles porque meu desgaste no joelho direito ja estava além do suportável.
A foto ao lado representa muito bem como meu joelho estava antes de operar, apesar que estava pior que este. Nessa época eu só usava vestidos longos, saias longas, calças largas, tudo para disfarçar como minha perna era porque eu tinha só 26 anos e não queria que ficassem me perguntando. Sem contar a dor que era terrivel e eu não conseguia nem ficar em pé por mais de 5 minutos. Doia horrores e nada amenizava mais a dor, nem infiltração porque o nivel de desgaste era avançado. 
Então resolvi entrar para a fila de cirurgias mas os médicos achavam que era muito nova para fazer e fiquei 3 anos aguardando, até que por jogar o peso do lado esquerdo ferrou meu quadril e entrei para ortopedia de quadril também para fazer cirurgia.
Em 2009 fui chamada primeiro para artroplastia de quadril, a colocação de protese também porque o desgaste ja estava prejudicando minha coluna. 
Cheguei a internar para fazer a cirurgia em maio, mas ai veio o cagaço!!! Eu só chorava de medo porque nunca tinha operado nada e nem levado pontos na minha vida toda... o médico foi no meu quarto e disse claramente a seguinte frase... " eu te entendo e sei que é para seu bem, mas você não está preparada psicologicamente para fazer a cirurgia e em primeiro lugar Deus depois nós". 
Ele achou melhor eu me preparar melhor porque a recuperação também depende de nossa mente, uma mente fraca não aguentaria tamanha dor e pressão. 
Passado alguns meses e lá estava eu de novo, mas para a minha tão sonhada cirurgia de joelho direito, que estava esperando a 3 anos porque queria ver minha perna reta novamente e sem dor!!! MARAVILHA !!!! Dessa vez fui totalmente preparada e feliz. A cirurgia foi um sucesso, mas não vou dizer que eu não estava com cagaço porque eu estava e ainda mais que quando foram me buscar no quarto minha mãe desabou a chorar, mas mesmo assim fui firme e forte.
A recuperação nessa época foi lenta, pois creio que a medicina vai evoluindo com o tempo, fiquei com dreno, com sonda durante 48hrs, morfina e tramal na veia porque os 3 primeiros dias parece que arrancaram a minha perna de tanta dor, porém o resultado é otimo!!! Tive que aprender a andar de novo depois de 3 meses sem por o pé no chão soltando o peso do corpo. Não me arrependi nenhum pouco e depois de 9 meses voltei a trabalhar. 
Em 2011 a ortopedia de quadril me chamou novamente e lá estava eu, todos me diziam que essa cirurgia seria mais tranquila que a primeira, que eu sairia do hospital com andador já e que a recuperação era muito mais rápida e em fevereiro cai na serra de novo! rsrs Masssssss aquele tal de dreno no quadril doeu pra caralho quando foram tirar, coisa que a do joelho eu não tinha sentido e realmente depois de 3 dias quando tive alta sai de andador já.
Com 15 dias tirei os pontos, mas algo não parecia normal porque qndo operei o joelho o corte fechou muito rápido e o quadril estava estranho, parecia que a pele não juntava em alguns lugares. Até que fui ao banheiro um dia tirei o micropore e comecei a apertar o corte e para minha surpresa começou a sair um liquido que era pus. Fiquei chocada e tinha certeza que estava com infecção, mas achava que era só eles limparem que tava beleza... #sqn !!! Abriram tudo de novo e fui para a tal limpeza sob anestesia que é feita na sala de cirurgia com anestesia geral e tudo mais, porque por via das dúvidas os médicos acharam melhor limpar tudo e trocar a protese se fosse necessario... Neste dia eu só chorava porque tinha que passar por tudo aquilo de novo e estava morrendo de medo de pegar infecção hospitalar.
Dessa vez a cirurgia demorou umas 6hrs e fiquei na recuperação mais 2 horas porque eu estava com a pressão muito baixa, minha mãe tava quase tendo um troço porque não davam noticias minhas, mas tudo correu bem tirando a dor que é 10x pior que a primeira vez que eles abrem a perna. Por conta dessa rejeição que tive da linha que deram pontos, eles quiseram ter certeza que tudo ia dar certo e fiquei 20 dias internada tomando antibióticos na veia. Quando tiveram certeza que estava tudo bem tiraram os pontos e fui liberada para casa, mas ainda tive que tomar antibióticos via oral por mais 15 dias. 
Vale ressaltar que na época de fazer cirurgia os biológicos e as medicações como metrotexato são suspensos, por conta da imunidade baixa para melhor cicatrização. 
Essa foi em fevereiro de 2011 e realmente depois de tudo isso a recuperação foi mais rápida, depois de fazer muita fisioterapia voltei a trabalhar  em agosto e fiquei super feliz, apesar dos dias terriveis internada!!!

Passado alguns anos, lá estava eu novamente na fila da Ortopedia para colocar protese no outro joelho, dessa vez o esquerdo. 
Estava em 2014 e como eu não queria sofrer tanto quanto o primeiro joelho que ficou super torto para dentro, mal conseguia andar e nem tramal tirava a dor, já decidi logo que queria operar e falei para os medicos que queria ter qualidade de vida porque eu ainda tinha 34 anos e queria fazer muitas coisas ainda !!!
a direita meu joelho já com artrose avançada, muito desgaste.
Sendo assim, pensei que iria demorar mais uns 3 anos e para minha surpresa fui chamada para operar em Maio já !!! 
Fiquei muito feliz porque eu queria muito fazer o outro joelho, pois depois que passa os primeiros 15 o dias não sentimos dor mais, é como se tirassem com as mãos literalmente o que causa a dor. 
E em 27 de maio de 2014  lá estava eu internada para operar, desta vez  eu estava super tranquila e confiante porque a equipe dos Ortopedistas da USP de Ribeirão Preto são os melhores. Mas lógico que na saída para a sala de preparação vendo minha mãe chorar não pude me aguentar e cai em lágrimas... mas dessa vez eu pedi para ficar acordada durante a cirurgia, eu não queria apagar e assim o fizeram! 
Não me arrependi de ter ficado acordada e ouvir os barulhos todos durante os procedimentos, e fiquei bem melhor depois na sala de recuperação. 
Mas cada pessoa tem um modo de agir e se você acha que não vai dar conta, não fique acordado durante a cirurgia porque é muito barulhento mesmo...rsrsrs
5º dia de cirurgia.
Desta vez a medicina estava mais evoluida e eu não fiquei com o dreno e nem com sonda, ja sai da sala de recuperação sem nada. Mas o pior é que eles drenavam com gases apertando em cima do corte, gente na boa... dói pra caralhoooo é uma dor que não tem como explicar, nos 3 primeiros dias é tramal e até morfina direto e essa limpeza era todo dia!!! 
Até o medico disse que eu era muito forte, pois não reclamava ou gritava de dor... até mesmo porque não ia resolver ficar gritando o xingando ele...rsrsrs
15 dias de cirugia, não se preocupem que o roxo some!
Gosto de expressar minha opinião sem aquele papo de palavras certinhas e dizer coisas fofas porque a realidade de nossas vidas não são um mar de rosas, com nuvens de algodão doce ... é a mesma coisa quando pergunta " tatuagem dói?" e algumas pessoas dizem que não, mas eu digo SIM tatuagem dói sim! É a mesma coisa gente, se me perguntarem se dói... é lógico que dói porque serra o osso e abre tudo ... Mas eu digo : Nunca desistam e se for necessário façam a cirurgia de próteses sim porque o resultado é muito mais muito TOP... não sentir aquela dor horrível é a melhor coisa !!! 
O procedimento é doloroso nos primeiros dias e se fizerem exatamente como o médico diz nada sairá errado e voltarão a andar, basta ter força e isso para nós que temos AR é moleza !!! 

Sejam guerreiras e guerreiros e enfrentem suas lutas bravamente, pois o resultado é gratificante!!! 
Caso queiram fazer mais algumas perguntas, estou a disposição e lembrando que antes da cirurgia temos que suspender os biológicos para uma boa cicatrização. 
   
E esse é o resultado final depois de 3 próteses, posso andar, trabalhar, dançar e ter uma qualidade de vida bem melhor que antes!!! 




   



 

 

2 comentários:

  1. Boa noite quando começou as fisioterapia vc sentia tipo travar é depois voltava como se fosse câimbra?

    ResponderExcluir
  2. Boa noite quando começou as fisioterapia vc sentia tipo travar é depois voltava como se fosse câimbra?

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o blog!!!