TRADUTOR/TRANSLATER

18 fevereiro, 2016

Habilitação como PCD = nosso direito

Olá pessoal... Hoje vou falar sobre nosso direito de ter uma habilitação especial e assim conseguir nossos direitos como pessoa com deficiência... mas também vou contar um episódio que aconteceu comigo ano passado!!!
  • por lei temos o direito de ter habilitação especial como pessoa com deficiência por conta de nossas limitações e até correções com cirurgias nas sequelas causadas pela Artrite Reumatóide. Para conseguir essa habilitação temos que passar pelo Laudo do Detran e fazer aulas em carros adaptados conforme a necessidade da adaptação que irá necessitar. Após conseguir esta habilitação ( que não é tão facil, mas no blog tem um artigo que explica melhor) nosso direito nos da isenção de IPVA em automóveis zero km com custo de compra até R$70 mil Dilmas ou até mesmo em carros semi novos. Também inclui isenção de IPI, ICMS. 
Em 2009 consegui esta habilitação e desde então tenho meu carro automático e com isenção. 
Para que possamos parar em "nossas vagas especiais" por direito, temos que ir ao serviço de transito e solicitar o cartão obrigatório.
Depois de tudo isso em mãos, desfrute de seu direito!
Eu consegui ter essa habilitação especial, mas como sabemos é complicado para uma pessoa com artrite porque as sequelas algumas vezes não são tão visíveis e para muitas pessoas ainda o deficiente é aquele que necessita de cadeira de rodas. E foi numa destas visões que uma mulher me viu descendo do meu carro na vaga de deficientes onde estacionei no supermercado Extra, pois estava em horário de almoço do trabalho e fui almoçar lá com dois amigos. 
Esta senhora me viu descendo conversando e rindo, esperou eu trancar o carro para tirar fotos, me seguiu na escada rolante tirou foto minha de costas e postou em seu facebook com a seguinte frase : "deficientes mentais usando vaga de deficiente fisico" e e ainda pediu para os amigos compartilharem. 
E foi assim que a publicação chegou até mim, na hora eu fiquei morrendo de raiva porque ela teve a capacidade de me seguir e não teve a capacidade de me parar e perguntar porque estava naquela vaga. Ela nem foi na frente do carro ver se tinha o selo ou não e pior, publicou com a placa do meu carro totalmente visível!!!
Essa foi a publicação, para não expor a imagem dela e a placa eu que cobri, porque ela não havia feito isso.


Depois de muitos amigos e familiares falando que ela estava errada e pedindo pra ela se desculpar, o post saiu do face mas ela não se desculpou publicamente. Na época até pedi conselho para a Priscila Torres que tem um blog também e sempre está por dentro de nossos direitos e causas. 
Se tomei medidas? Sim tomei, porque achei muito injusto o que ela fez, sem causar o meu constrangimento com colegas de trabalho e a minha exposição publicamente que poderia ter consequências muito piores.

Bom, esta foi mais uma historinha que queria compartilhar com vcs e fica a dica : "nem todo deficiente é cadeirante e deficiente mental não é menos capaz que outra pessoa."

 beijos pessoal até a próxima! =)





3 comentários:

  1. carla, quando vc deu entrada nas sua documentação para liberação dos impostos, vc levou apenas o laudo médico, minha artrite reumatoide é sore negativa. tenho apenas o laudo da minha médica e as receitas com as medicações que tomo. só isso serve?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mayara!
      Não é tão simples passar pelo Laudo do Detran, o melhor é que vc procura uma auto escola especializada em habilitação para portadores de deficiencia. Eles irão marcar uma pericia com o medico do Detran, pois é ele quem vai lhe dar concessão ao beneficio.
      O médico não me passou na primeira tentativa mas eu insisti, qndo mais exames, laudos, atestados que puder levar é melhor!
      boa sorte

      Excluir
  2. sei lá, também sou portador de artrite reumatóide não aparente e prefiro deixar as vagas especiais para quem precisa.

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o blog!!!