TRADUTOR/TRANSLATER

MEDICAMENTO PARA LEOCEMIA ....

Medicamento utilizado para o tratamento de leucemia pode trazer benefícios para quem sofre de artrite reumatóide


Em recente estudo divulgado pela revista científica The New England Journal of Medicine, médicos da Escola de Medicina de Harvard demonstraram que uma droga inibidora da proteína tirosina quinase (spleen tyrosine kinase – SYK) tem considerável potencial para ser usada no tratamento da artrite reumatóide (AR), doença autoimune que leva à destruição das articulações por erosão dos ossos e cartilagens. Inibidores da tirosina quinase são comumente usados em tratamentos de leucemia mielóide crônica e câncer estromal gastrointestinal.



A pesquisa, que já está em sua fase 2, incluiu 457 pacientes. Durante seis meses, foram administrados 100 mg do medicamento R788 (inibidor de SYK) duas vezes ao dia ou 150 mg uma vez ao dia e um grupo controle. Em relação ao grupo controle que tomou placebo, os pacientes que tomaram o R788 tiveram uma significativa melhora clínica correspondente a 20% na redução do inchaço nas articulações e até 50% de melhora em outros sintomas.

Os efeitos clínicos positivos foram observados já na primeira semana de tratamento. Mesmo pacientes que anteriormente não tinham tido resposta ao metotrexato (medicamento comumente usado para tratar a AR) apresentaram melhora significativa com o R788 quando comparado ao placebo – muito embora os resultados para esses pacientes não tenham sido tão bons quanto para os outros.

Reações adversas incluíram diarréia, efeito que, aparentemente, estava relacionado com a dose ingerida da droga, e aumento da pressão arterial, predominantemente em pacientes que já tinham um histórico de hipertensão. Esta última reação foi controlada pelos médicos apenas com o uso de medicamentos específicos para pressão arterial.

Essa fase dos testes mostrou que o R788, isoladamente ou administrado juntamente com o metotrexato, pode retardar ou impedir o desenvolvimento de erosões, no entanto mais estudos ainda devem ser feitos.

Inibidores de SYK

Desde o momento em que o Food and Drug Administration - FDA (órgão governamental americano que controla alimentos e medicamentos) aprovou o Imatinib como o primeiro inibidor da tirosina quinase (segmentação da quinase BCR-ABL) a ser utilizado para o tratamento de uma doença (leucemia mielóide crônica), uma quantidade crescente de inibidores da tirosina quinase tornaram-se disponíveis para o tratamento de vários tipos de câncer.

Até o momento, esta é a área em que os inibidores da tirosina quinase tiveram seu maior impacto. Eles são usados rotineiramente para o tratamento do câncer de mama, glioblastomas, câncer de pâncreas e tumores estromais gastrointestinais que se desenvolvem a partir de uma mutação do gene c-kit .