TRADUTOR/TRANSLATER

Tratamentos para Artrite

Os tratamentos de primeira escolha indicados para os sintomas leves da AR são os anti-inflamatórios não-esteroidais ou AINES (diclofenac, ibuprofeno...) e o paracetamol (sobretudo para tratar a dor, pois não é eficaz contra a inflamação). É importante constatar que a tomada de AINES é mais eficaz à noite ou ao se deitar do que em outros momentos do dia.
- corticóides (em tomada oral ou injetável) quando os sintomas da AR estiverem mais avançados.
- *tratamentos de fundo da artrite reumatóide: antipalúdicos (hidroxicloroquina, cloroquina,...), sais de ouro, metotrexato [foto, medicamento a ser tomado em geral, uma vez por semana!] injetável (melhor) ou em comprimidos, salazopirina.
- os antagonistas do TNF-alfa ou *biológicos  (bioterapêuticos), trata-se de uma nova classe de medicamentos (anos 2000) que podem auxiliar bastante. Quase sempre devem ser combinados com metotrexato injetável para melhorar a eficácia do tratamento.  Infelizmente esses medicamentos são em geral muito caros.
Atenção, todos esses tratamentos necessitam de uma prescrição médica assim como de um acompanhamento médico estrito (risco de efeitos secundários, diagnóstico exato...)
* Para essas classes de medicamentos, os especialistas falam em DMARDs para "disease-modifying anti-rheumatoid drugs", isto é, medicamentos contra os reumatismos que vão se modificar (no sentindo, reumatismos que vão melhorar) a doença e seus sintomas.
Estes medicamentos DMARDs são conhecidos por demorarem um certo tempo antes de fazer efeito, falamos em 8 a 12 semanas, e eles devem ser tomados em um determinado período (vários meses ou anos). É importante saber também que esses medicamentos exercem um efeito diferente em cada pessoa, algumas reagirão muito bem a esses tratamentos, outras ao contrário, não verão uma real utilidade na melhora dos sintomas. Por fim, ressaltamos que esses medicamentos, como o metrotexato, podem apresentar efeitos secundários sérios, portanto, exames regulares permitirão limitar ao máximo os riscos. 

FALANDO UM POUCO DE Agentes Biológicos (DMARDs biológicos)
Os agentes biológicos são um outro grupo de fármacos que ajudam no controlo da AR. Em termos práticos, a maioria dos agentes biológicos consiste em proteínas (incluindo anticorpos) que vão agir bloqueando moléculas que dão origem à inflamação, directamente ou através do bloqueio dos receptores para essas moléculas. Alguns fármacos actualmente disponíveis inibem a acção das citocinas inflamatórias, como a IL-6 (no caso do tocilizumab) e a IL-1 (no caso do anakinra) ou do TNF-alfa (no caso do etanercept, infliximab e adalimumab). A IL-6 e o TNF-alfa têm um papel importante na inflamação nos doentes com AR, sendo a IL-6 a citocina mais abundante na sinovial reumatóide e desempenhando um papel central no desenvolvimento da artrite reumatóide. Outro tipo de fármacos biológicos inclui anticorpos (como o rituximab) que se ligam à superfície de uma classe de glóbulos brancos, os linfócitos B, provocando a sua morte e reduzindo, dessa forma, a inflamação das articulações. Há ainda outros fármacos (como o abatacept) que interferem com células imunitárias (denominadas células T) que contribuem para o desenvolvimento de artrite reumatóide.
Em termos clínicos, os agentes biológicos têm demonstrado proporcionar melhoria nos doentes que não respondem aos DMARDs clássicos.

Medicamentos modificadores do curso da doença (DMARDs) clássicos

Apesar de quer os AINEs quer os DMARDs agirem positivamente sobre os sintomas da AR em actividade, apenas os últimos têm capacidade de alterar o curso da doença, controlando a sua progressão.
Exemplos de DMARDs são:
  • Metotrexato
  • Sulfassalazina
  • Hidroxicloroquina
  • Leflunomida
  • Azatioprina
  • Ciclosporina
  • D-penicilamina
  • Sais de ouro
  • Rituximabe
  • Hadalimumabe
  • Infliximabe

Tratamento medicamentoso 

O seu médico provavelmente prescreverá medicamentos que irão ajudar no alívio da dor e do inchaço das articulações, na prevenção dos danos articulares e na melhoria da sua capacidade de executar tarefas. Cabe-lhe a si, além das medidas listadas anteriormente:

  • Tomar a medicação de forma correcta e tal como recomendado pelo médico
  • Fazer o devido repouso
  • Exercitar-se de forma adequada à sua situação e de acordo com os conselhos do médico



Saiba mais : http://www.roche.pt/sites-tematicos/artrite-reumatoide/index.cfm/tratamento/tratamento-medicamentoso/