TRADUTOR/TRANSLATER

Você conhece a famosa dor nas juntas ???



As dores nas juntas ou articulações são ocasionadas pelo atrito devido  algum tipo de desgaste ou lesão , são geralmente conhecidos como “reumatismos”. Mais de 52 milhões de brasileiros sofrem com algum tipo de dor.

Os são doenças crônicas que atingem principalmente ossos, músculos, tendões e articulações através de inflamação persistente ou degeneração progressiva dessas estruturas. É comum provocarem dor e dificuldade de movimentos, mas também se manifestam de outras maneiras podendo acometer todos os órgãos do corpo humano.Todos eles provocam dor, tanto em adultos quanto em crianças ou adolescentes de qualquer sexo ou idade. Os reumatismos quando não tratados  podem levar a incapacidade precoce, provocando alto impacto físico, psicológico, emocional nos pacientes e em suas famílias um prejuízo socioeconômico que chega atingir no pais cerca de 200 bilhões.

Hoje em dia essas pessoas tem uma vida mais digna, principalmente depois de ter o reconhecimento de sua capacidade e aceitando-os como portadores de mobilidade reduzida no quadro de portadores de necessidades especiais, assim tendo uma aceitação na sociedade e no mercado de trabalho. 

Mais de 200 tipos de reumatismos, os mais comuns são os provocados por inflação, infecções, distúrbios metabólicos, traumas entre outras que causam dores, danos e até degenerações definitivas em estruturas articulares como tendões, ligamentos, cartilagem, músculos e ossos. Os mais comuns são artrose, bursite, bico de papagaio, osteoporose e gota. Também são freqüentes os reumatismos que através de inflamações provocam dores agudas e crônicas, como a lombalgia, as lesões de tendões causadas por esforços repetitivos, exemplo tendinite, e dores localizadas chamadas miofaciais.

Existem também aquelas que mantém uma inflamação crônica gerada por um desequilíbrio nos mecanismos imunológicos (doenças auto-imunes) que podem ser Artrite Reumatóide, Lupús, Esclerose Múltipla, Artrites Reativas e Espondilite Anquilosante, doenças que chegam a atingir vários órgãos internos também, levando-os a falência.

Os reumatismos podem ser perfeitamente controlados através de tratamento multidiciplinar com um médico especialista em Reumatologia. O tratamento envolve analgésicos, relaxante muscular, antiinflamatórios não hormonais, corticóides, imunomoduladores, imunossupressores, antidepressivos, estimulantes da formação, inibidores de reabsorção óssea, biológicos (anti ANTI TNF, que combate os anticorpos para que a doença não reagir contra o próprio organismo) entre outros. Hoje a medicina pesquisa sobre a cura dessas doenças com o “transplante de célula tronco”, um dos centros de pesquisa é na HCFMUSP- RP (Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto).Além do uso de medicamentos há a necessidade de tratamento com fisioterapia, psicólogo, cirúrgico e de reabilitação, que visa promover uma qualidade de vida melhor e a reinserção social e no mercado de trabalho.

Infelizmente muitas dessas doenças não podem ser curadas, exigindo constante uso de medicamentos e freqüente controle médico, porém com o reumatologista ele ajudará a entender a adequação e a relação do custo beneficio das opções de tratamento, discutindo de forma  franca e aberta as vantagens e desvantagens, efeitos colaterais, os riscos de todos os medicamentos e as melhores técnicas para cada tipo de doença reumática com tratamento mais avançado.

Os  reumatismos podem ser controlados, evitando grandes sofrimentos, incapacidade física precoce e graves problemas sociais.

Qualquer sinal procure um reumatologista, não deixe a doença dominar!!!!