TRADUTOR/TRANSLATER

Perguntas e respostas sobre Artrite Reumatoide

Artrite Reumatóide 

Saiba mais em reumato USP : http://www.reumatousp.med.br


1. O que é artrite reumatóide?

Artrite reumatóide é uma doença inflamatória de evolução arrastada, cuja causa é desconhecida.

2. Quais os sintomas da artrite reumatóide?

Pode-se iniciar com quadro de cansaço, inapetência, febre baixa, emagrecimento e, principalmente, com quadro de inflamação nas juntas (articulações) das mãos, punhos, cotovelos, pés, tornozelos, joelhos, causando grande incapacitação.

3. Qual a causa da doença?

A causa ainda é desconhecida. Especulam-se causas infecciosas, ambientais, genéticas como agentes desencadeantes e/ou facilitadores da doença.

4. Esta doença é comum?

A doença tem distribuição universal, ou seja, é descrita em todo o mundo, atingindo uma prevalência em torno de 1%. Em outras palavras, de cada 100 pessoas, uma pessoa pode ser portadora de artrite reumatóide.

5. Que faixa etária é mais acometida? Quem é mais predisposto?

A idade de aparecimento dos primeiros sintomas está entre 20 a 60 anos com uma média em torno de 45 anos. Sabe-se que as mulheres adultas são as pessoas mais acometidas, sendo que a proporção entre mulheres e homens fica em torno de 7 mulheres para 1 homem.

6. Existem sintomas extra-articulares?

Sim. Por ser uma doença sistêmica, pode acometer os mais diversos órgãos. O início do quadro pode ser acompanhado de febre baixa, cansaço, perda de peso, fadiga, anemia. Órgãos como pele, olhos, pulmões, coração, além de tendões, ligamentos, nervos também podem ser acometidos.

7. Existe algum exame capaz de detectar a doença?

As alterações laboratoriais podem ser semelhantes a outras doenças sistêmicas como presença de anemia, aumento de provas de atividade inflamatória (como velocidade de hemossedimentação e níveis de proteína C reativa). O fator reumatóide é um auto-anticorpo bastante sensível para a doença. Em geral, a presença dele está relacionada com doença mais agressiva e com presença de manifestações sistêmicas. Um outro auto-anticorpo bem mais específico para a artrite reumatóide é o anticorpo contra peptídeos citrulinados cíclicos.

8. Como se diagnostica a artrite reumatóide?

De um modo geral, quando o paciente estiver cursando com inflamação das juntas mencionadas anteriormente (principalmente das mãos), em ambos os lados do corpo (lado direito e lado esquerdo), levando enrijecimento das juntas por mais de uma hora, por mais de 6 semanas, sugerem estar diante da artrite reumatóide. A presença de exame de sangue evidenciando fator reumatóide ou anticorpo anti-peptídeos citrulinados cíclicos ou pela presença de alterações radiológicas encontradas em mãos (áreas de destruições ósseas, por exemplo) contribuem para o raciocínio clínico.

9. Quais as complicações da doença?

Se não tratada, a doença pode ser responsável por uma diminuição da expectativa de vida em torno de 10 a 15 anos. Além disto, pode evoluir com perda da mobilidade ou até mesmo deformidade das juntas, de um modo irreversível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o blog!!!