TRADUTOR/TRANSLATER

Alguns anos se passaram e diagnosticar doença reumatica ainda é dificil!

Estamos em 2016 e uma matéria publicada em outubro de 2015 mostra que no 32° Congresso de Reumatologia ainda temos muita dificuldade em diagnosticar doenças reumáticas em crianças por falta de especialistas.

Eles destacaram que o grande problema no tratamento é a demora com quem o paciente chega ao consultório do reumatologista. Segundo especialistas, o melhor momento para o início do tratamento é o período de até 12 semanas após o surgimento dos sintomas, mas infelizmente demoramos anos até que se chega ao reumatologista e diagnoticado corretamente. 
Com essa descoberta tardia muitas vezes  paciente já passou por muitas crises, está com dores horrorosas, perca de movimentos, atrofia e em alguns casos pode ser até tarde demais. 
Esse problema em crianças se torna desesperador e saber que estamos com estes mesmos problemas de 30 anos atrás é muito triste. Apesar de tudo mesmo com a falta de medicamentos ainda temos serviços gratuitos muitos bons, porém a falta de profissionais especializados para este diagnostico é lamentavel.

“A criança não fala de dor, mas geralmente é a mãe que nota que a criança está andando estranho, que pede muito colo ou não brinca tanto. O diagnóstico precoce é um grande desafio. O alerta é muito importante. É preciso observar sinais da criança como pedir colo, mancar e se há inchaço das articulações”,  (diz o presidente do Congresso Brasileiro de Reumatologia, Eduardo dos Santos Paiva).

A artrite reumatoide é uma doença crônica, inflamatória e sem cura, que atinge cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil. Os pacientes ficam com as articulações comprometidas e podem ter rigidez ou deformidade articular, o que dificulta atividades consideradas simples, como segurar um copo ou escovar o dente. Normalmente, a doença atinge primeiro as articulações das mãos e dos punhos, mas a evolução do quadro pode causar deformidades maiores, afetando articulações mais centrais como os cotovelos, ombros, tornozelos, quadris e joelhos e até comprometer ossos, tendões, ligamentos e músculos.

E infelizmente essa doença não é só de idosos e por deixar sequelas sem o tratamento adequado ou com o atraso no diagnostico pode marcar para sempre a vida de uma pessoa, pois afeta não só as crianças psicologicamente ela também afeta toda a estrutura familiar, pais, mães, irmãos pois tudo tem que ser controlado, alimentação e até mesmo brincar na escola pode ser proibido dependendo dos casos. 

Mas com o diagnostico certo e com tratamento a criança ou o adulto podem levar uma vida quase normal, com poucas limitações e uma vida feliz!

matéria completa no link abaixo:
http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-10/dificuldade-de-acesso-especialista-atrasa-diagnostico-da-artrite-reumatoide

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o blog!!!