TRADUTOR/TRANSLATER

20 julho, 2011

Novidades Tratamento de ARJ " ACTEMRA"

FDA aprova fármaco para tratar forma rara de Artrite Juvenil sistémica ou Artrite Reumatóide Juvenil





A agência reguladora de alimentos e medicamentos dos EUA, a FDA (Food and Drug Administration), aprovou o medicamento Actemra® (tocilizumab), da Genentech, para o tratamento da artrite idiopática juvenil sistémica (SJIA) em crianças com idades a partir dos dois anos. O medicamento pode ser administrado isoladamente ou em combinação com metotrexato, avança o portal ISaúde.

  A SJIA, ou doença de Still, é uma desordem rara, potencialmente fatal em crianças, que provoca uma inflamação severa em todo o corpo. A doença distingue-se de outras formas de artrite idiopática juvenil (AIJ), pelas características sistémicas e inflamatórias, incluindo picos febris, erupções cutâneas, altas contagens de células brancas e plaquetas do sangue, inchaço e inflamação dos gânglios linfáticos, fígado e baço.

  O Actemra® é um bloqueador do receptor da interleucina-6, aprovado pela FDA para o tratamento de adultos com artrite reumatóide activa de moderada a grave que tiveram resposta inadequada a outras terapias aprovadas.

  "Essa nova indicação de Actemra® fornece a primeira terapia aprovada para crianças com esta doença rara", disse Chowdhury Badrul, da FDA.

  Um estudo multicêntrico internacional demonstrou a segurança e a eficácia do Actemra® em 112 doentes que receberam infusões do fármaco ou infusões de placebo a cada duas semanas. Os participantes do estudo incluíram pacientes com SJIA com idade entre 2 e 17 anos de idade que tiveram resposta inadequada ou que foram incapazes de tomar anti-inflamatórios não-esteróides e corticosteróides.
 
Os resultados mostraram que 85% daqueles que recebem Actemra® responderam ao tratamento, em comparação com 24% dos doentes que receberam placebo. A resposta foi definida como pelo menos 30% de melhoria, com a ausência de febre nos últimos sete dias. A longo prazo, durante o período de acompanhamento do ensaio, houve três casos de síndrome de activação macrofágica (SAM) em doentes recebendo Actemra®. SAM é uma complicação potencialmente fatal da infância pensada por ser causada por excessiva activação e proliferação de certas células do sistema imunológico.

  O Actemra® é vendido acompanhado de um aviso para infecções graves. Doentes tratados com Actemra® que desenvolvem uma infecção grave devem parar o tratamento até que a infecção seja controlada.

  Alterações nos resultados de laboratório de teste, como certos testes de função hepática, hemograma e colesterol não são incomuns com Actemra® e devem ser monitorizados com exames de sangue regulares.

  Os efeitos secundários mais comuns nos participantes do estudo com Actemra® incluíram infecção do trato respiratório superior, dor de cabeça, dor de garganta e diarreia.

" minha opinião : Sou suspeita para falar desse tipo de medicamento, pois sempre me dei mto bem com esses medicamentos. Porém que cada organismo reage de um jeito, portanto deve-se seguir as orientações rigorosamente com o reumatologista para não ter problemas com o medicamento. não vou falar que não sinto ou nunca senti nada tomando esses remedios como o Humira, o Remicade, Hembrel e hoje com o Rituximabe... com esse o Rituxi não tive nenhum problema, mas ja tive com Arava ( diarreia constante), com MTX ( um pouco de enjoo ou dor de cabeça).... mas sempre me senti muito bem , e qndo aparece qualquer sintoma ou mal estar eu não tomo a medicação e aviso o meu reumato!!! Sou totalmente a favor da medicina, pois foi assim que consigui ser o q sou hoje, apesar das proteses estou mto bem da ARJ, super controlada" 

site de pesquisa: http://www.rcmpharma.com/actualidade/medicamentos/fda-aprova-farmaco-para-tratar-forma-rara-de-artrite-juvenil-sistemica

4 comentários:

  1. Carla, meu nome é Erika!!! Tenho doença de still há 10 anos e meu reumatologista agora me receitou o actemra e estou tendo dificuldades para consegui-lo!!! Como vc faz para consegui-lo? Seu plano de saude paga? Me manda email erikabarradas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Ola Erika!!! Então como esse medicamento é novo creio q vc tenha q entrar com processo na justiça para conseguir ele...geralmente medicamentos assim convenio não cobre!!!
    Eu não tenho convenio particular pq eles nunca me davam remedio ...eu consigo remedios com o governo ou no Hospital das clinicas de Ribeirão Preto onde faço tratamento!!!
    Em breve te mando e-mail

    bjão

    ResponderExcluir
  3. ola Carla eu também sou portadora desta deonça e vou começar a usar o actemra voce tem email de alguém que more nas regiões de jundiai ou sp capital que use este medicamento pois quero saber se conseguiram actemra todo mes pelo estado pois hoje eu uso o embrel e tenho dificuldades para conseguir retira-lo todo mes pois a secretaria diz que o estado nao compra devidamente certo e por isso é comum ficar 1 mes sem o medicamento. gabrihela@live.com

    ResponderExcluir
  4. Oi pessoal, faço uso do Actemra há 3 anos td pelo plano de saúde. O seu médico precisa dar um relatório pra levar pra o hospital q o reumato indicará, e assim o hospital irá pedir a autorização ao plano de saude. Quem não tem plano de saude não sei como consegue esse medic8...

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o blog!!!