TRADUTOR/TRANSLATER

03 março, 2016

Tratamento com Biologicos e outras medicações!

Olá pessoal! 

Pelo que venho acompanhando nos grupos e blogs vejo que a grande duvida é sobre tratamento com remédios biologicos, metrotexato ou Leflunomida, entre outras medicações que podem causar reações.
Vamos começar explicando um pouco sobre o tratamento para Artrite Reumatoide seja juvenil ou não.
  • A terapia biológica são medicamentos que impedem a circulação do TNF-alfa, ou seja, do fator de necrose tumoral alfa -, tais como etanercepte, infliximabe e adalimumabe; e o Anti-CD20 – anticorpos que combatem os linfócitos B ou CD 20 -, como o rituximabe.
  • O TNF-alfa consiste em uma proteína que incita o surgimento de uma reação inflamatória no organismo. Os anti-TNF-alfa, de outro lado, impedem a ocorrência desta resposta maléfica. Eles atuam quase sempre prematuramente, obstando o desenvolvimento da enfermidade. Os indícios da doença, portanto, podem desaparecer velozmente. Geralmente estes agentes são administrados concomitantemente ao metotrexate ou ao leflunomide.
  • Os linfócitos ou células B segregam alguns anticorpos muito conhecidos, como o fator reumatóide e demais citocinas, sendo responsáveis por boa parte da inflamação resultante da Artrite Reumatóide. Assim que este processo é reduzido drasticamente pela administração do rituximabe, o distúrbio é sanado naqueles pacientes que não reagiram positivamente ao uso da terapêutica com anti-TNF-alfa.
    A terapia biológica exige ainda cuidados especiais em sua adoção, pois as drogas utilizadas podem apresentar respostas alérgicas desconhecidas em determinados pacientes, particularmente quando são introduzidas no organismo por vias endovenosas.
     
 Agora vou tentar explicar para vocês o que significa tudo isso em uma linguagem mais simples:
A Artrite Reumatóide, assim como outras doenças auto imunes, agem atacando o nosso próprio sistema imunológico. É o nosso corpo lutando contra ele mesmo provocando processos de inflamação. 
Esse tal TNF era para ser o nosso protetor, mas como não é as medicações biolóligicas tem que agir eliminando em partes esses organismos que são os chamados tratamentos ANTI TNF. 
Hoje existem muito mais medicamentos que nos ajudam a ter uma qualidade de vida bem melhor, isso não quer dizer que não tenhamos reações a medicamentos. 
Estes tratamentos agindo nesses organismos que causam as crises combatem a inflamação e impedem que eles ataquem nosso próprio corpo. Mas com isso eles tem que matar esses organismos reduzindo muito nosso sistema imunólogico. 
 É por isso que alguns médicos demoram para utilizar estas medicações e outros apoiam porque com esses tratamentos podemos ter uma qualidade de vida bem melhor e até a remissão da doença. 
A terapia biologica juntamente administrado com outros agentes metrotexato por exemplo, tem uma eficacia muito maior e a Artrite pode dormir por anos e não agredir nosso corpo deixando as sequelas. 
Porém tudo tem seu preço!!!
Com a baixa imunidade podemos pagar um preço um pouco alto, mas que no final pode ser vitorioso. 
Eu com certeza, já tive experiencias péssimas com alguns tratamentos com biologicos como por exemplo quando usei Humira junto com Arava, eu vivia internada com infecção de intestino, vomitos, muita diarreia, que chegava a ficar desidratada e muitas vezes desmaiava! 
É nessas horas que o reumato suspende o tratamento e tenta com outro

A vontade de não sentir mais dores e ter uma qualidade de vida é muito maior que os efeitos colaterais que possam me 
atingir!!! 
Já perdi meu cabelo quando tinha 16 anos por conta de tratamento quimioterapico, passava os finais de semana vomitando... não saia de casa! O povo da minha cidade achava que eu tinha leocemia, mas fiz 18 sessões de pulsoterapia firme e forte. Eu nem sei mais quantas vezes eu desmaiei de fraqueza!
Mas eu não tenho que reclamar destas medicações porque apesar de tudo foram elas que me salvaram!
 
Espero que este meu depoimento ajude, eu quero mostrar aqui também que não sou de ferro... algumas partes são hehehe... e que já sofri muito com reações medicamentosas, mas eu NUNCA VOU DESISTIR DA VIDA!!!
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o blog!!!