TRADUTOR/TRANSLATER

27 janeiro, 2016

ARTRITE VS CRIANÇAS

A Artrite Juvenil ainda é um grande desafio para medicina, para os pais e para nós que a adquirimos antes dos 10 anos de idade!

Eu sou hoje uma mulher com 35 anos, casada, mas que convivo com essa doença ingrata há 30 anos e digo que realmente não é simples, pois explicar o que você tem para seus amigos de escola, professores e familiares é um desafio. 
Quando tinha 6 anos sentia dores nos joelhos, ficavam vermelhos e eu só queria colo. Para alguns era manha mas lidar com tudo é muito complicado para uma criança. 
Não fiz a pré escola porque sentia muitas dores e mal conseguia frequentar as aulas, na primeira série me lembro que algumas vezes eu ia chorando de dor para a escola mas eu queria ir e me sentir uma criança normal e por muitos anos passava meus aniversários chorando por conta de tanta dor.
Já ouvi muito a frase "nossa tão nova e já tem reumatismo" e ver as caras de dó olhando para mim era super desagradável. 
E como explicar o que acontece se nem eu mesma sabia porque eu tinha essa doença!?!?
Foram anos sem poder brincar de pique esconde, porque não conseguia correr. Na brincadeira de pular elastico eu sempre era café com leite e ia só até os joelhos porque pular na altura das coxas jamais consegui!
Não foi fácil ter que deixar de participar de muitas brincadeiras por conta dessa doença, mas eu sempre tinha amigos que me ajudavam em muitas tarefas do dia a dia, que deixava eu brincar de pique esconde mesmo sabendo que eu não ia conseguir correr, sempre tive amigos que fingiam eu não ser a ultima só para me deixar feliz. 
Quando tinha 12 anos não pude mais participar de atividades da educação fisica porque a doença ja havia deixado sequelas e eu não conseguia realizar esportes como jogar volei ou até mesmo queimada. 
Muitas mães vem conversar comigo para saber como é a vida de uma criança com artrite e eu sempre digo " apesar de tudo somos felizes por vencer cada dia e poder brincar mesmo que do nosso jeito". 
A criança que tem artrite hoje está muito melhor que eu a 30 anos atrás, pois as medicações de hoje são maravilhosas e podemos ter uma vida quase normal, com poucas limitações e sequelas. 
Nunca proíbam seus filhos de fazer algo por ter artrite, pois os deixará mais frustrados ainda . Deixe-os viver mas sempre de olho e seguindo as recomendações médicas. 
Mas apesar de tudo isso que passei hoje sou uma vencedora e agradeço a todos meus amigos que estão ao meu lado até hoje e que me compreenderam mesmo não sabendo o que de fato acontecia, porque até certa idade temos vergonha de contar o que temos e muitos até tiram conclusões precipitadas. 
Certa vez quando comecei fazer tratamento com pulso meu cabelo caiu e todos pensaram que eu tivesse leocemia...rsrs até me pararam na rua perguntando como me curei do cancer, pois é até isso eu passei!
Porém estou aqui firme e forte para contar minhas histórias e dizer a todos que nunca desistam e pais fiquem tranquilos que tudo passa e as crianças teram vida normal apesar de tudo !!!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar o blog!!!